Agir

Parar o Gás: Plataforma de Ação

O aumento dos preços de tudo – eletricidade, comida, casas, taxas de juro – e a crise climática têm uma causa comum: Gás Fóssil.

Recusamos mais palavras vazias, mentiras e inação dos políticos e CEOs enquanto as nossas casas são inundadas e as nossas terras queimadas. Recusamos que as pessoas sejam exploradas para encher os bolsos de acionistas. O vício em gás fóssil está a empobrecer-nos e a matar-nos.

O que reivindicamos é simples: eletricidade 100% renovável e acessível a todas as pessoas, em Portugal, até 2025.

A eletricidade é uma necessidade essencial para as nossas vidas. Ela é um direito, não um luxo. “Gás Natural” é um combustível fóssil que é utilizado em grande maioria para produzir eletricidade, em Portugal. A Galp, REN, TrustEnergy e EDP amarram-nos ao gás fóssil, lucrando com a nossa pobreza e com o caos climático.

Eles nunca pararam. Eles nunca vão parar. Cabe a nós para-los.

Quando tudo o resto falhou, cabe a nós a responsabilidade de travar estes criminosos. Quando os responsáveis por estes crimes sabem as consequências e escolhem continuar, não ficaremos imóveis a assistir. Com coragem, encontramos em nós a força para, em conjunto, para-los.

Vamos travar com as nossas próprias mãos o funcionamento destas empresas criminosas e das suas infraestruturas de gás até o crime parar.

Esta é uma plataforma para todas as pessoas que estão fartas e querem agir, sem colocar em risco a vida de pessoas ou animais, para disromper a normalidade destas empresas criminosas até elas pararem.

Dia 13 de maio, centenas de pessoas vão travar o funcionamento da entrada principal de gás fóssil em Portugal – o terminal de Gás Natural Liquefeito no Porto de Sines – no protesto colectivo de resistência civil mais disruptivo e criativo do movimento pela justiça climática em Portugal. Só travando o gás podemos ter uma sociedade justa com energia renovável para todas as pessoas.

Não fiques em casa, precisamos de ti e da tua coragem.

Junta-te à plataforma. Participa nas assembleias de ação. Atua para parar o crime.